Domingo, 20 de Julho de 2025
12°C 20°C
Cafelândia, PR
Publicidade

Proibição do uso de celular vai além da sala de aula em SP

Para CEO da Plataforma AZ de Aprendizagem, a tecnologia evoluiu mais rápido do que a capacidade das pessoas de lidar com ela

Paulo Cavalcanti
Por: Paulo Cavalcanti Fonte: Agência Dino
08/01/2025 às 16h17 Atualizada em 08/01/2025 às 22h35
Proibição do uso de celular vai além da sala de aula em SP
Elements Envato

A partir deste mês, os estudantes da rede pública e privada do estado de São Paulo não poderão mais utilizar celulares e outros dispositivos com acesso à internet nos ambientes escolares, exceto para fins pedagógicos. A medida é resultado da sanção da Lei 18.058/24 pelo governador Tarcísio de Freitas, uma iniciativa que tem como objetivo combater distrações e priorizar o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula.

A legislação de São Paulo segue exemplos de outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Roraima, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Tocantins, que já possuem restrições semelhantes.

Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, explica que a nova lei vai além da proibição do celular em sala de aula, abrangendo todo o ambiente escolar, prevendo, inclusive, a criação de um espaço onde os alunos possam guardar os aparelhos ao chegarem.

"A lei prevê a utilização da tecnologia apenas em situações pedagógicas específicas, em que o uso de um aparelho eletrônico possa ser necessário. No entanto, esse uso precisa ser pedagogicamente qualificado e justificado", explica a presidente.

Um passo necessário ou solução paliativa?

Sandro Bonás, CEO da Plataforma AZ de Aprendizagem, avalia que o avanço tecnológico superou a capacidade das instituições de ensino de integrar dispositivos de forma eficiente ao ambiente educacional. "A tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizado, mas, quando usada de forma indiscriminada, a distração se sobrepõe aos possíveis benefícios", comenta.

Ferramentas de gerenciamento, como o Mobile Device Management (MDM), são exemplos de soluções que permitem controlar o uso de dispositivos, restringindo acessos e tempo de tela. Bonás ressalta que tecnologias como inteligência artificial e plataformas interativas têm o potencial de personalizar a aprendizagem, desenvolver habilidades socioemocionais e estimular o pensamento crítico dos estudantes.

Entretanto, ele alerta que o simples banimento dos aparelhos em sala de aula não é suficiente para resolver questões como concentração e desempenho acadêmico, já que os jovens continuam utilizando celulares em outros ambientes. Para o CEO da Plataforma AZ, o ideal seria um plano de investimento em infraestrutura tecnológica para escolas públicas, com dispositivos configurados para o uso educacional e com os gerenciamentos necessários, solução já adotada por algumas escolas particulares.

"Se a escola não ensinar as crianças a usar a tecnologia de forma crítica, elas aprenderão fora da sala de aula. Precisamos fazer da escola um espaço de aprendizado e experimentação tecnológica", conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cafelândia, PR
13°
Tempo nublado
Mín. 12° Máx. 20°
12° Sensação
1.82 km/h Vento
74% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h15 Nascer do sol
07h15 Pôr do sol
Segunda
22° 11°
Terça
23° 12°
Quarta
25° 14°
Quinta
18° 14°
Sexta
21° 13°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,59 +0,24%
Euro
R$ 6,49 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 700,886,20 +0,27%
Ibovespa
133,381,58 pts -1.61%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Enquete
...
...
Publicidade