Você certamente conhece alguém que está tratando ou já fez tratamento contra o câncer, certo? E eu já vim aqui falar da importância da nutrição oncológica nesse contexto.
Hoje, começo uma série de postagens para nos aprofundarmos nesse assunto.
Uma pergunta que escuto com frequência é: como se alimentar antes de iniciar o tratamento?
Pois bem, por consequência da atividade metabólica do tumor, é comum já sentir alguns efeitos colaterais antes de iniciar o tratamento, a perda de peso e falta de apetite se destacam nesse quesito, sendo que o fato de emagrecer de forma involuntária é uma das queixas que levam ao diagnóstico de alguns tipos de câncer.
Sendo assim, segue abaixo algumas dicas sobre a alimentação que podem ajudar nesse momento:
• Faça de cinco a seis refeições diárias, de três em três horas. Ou seja, não fique longos períodos sem se alimentar;
• Beba pelo 30ml por kg de peso de água ao dia. Anote a quantidade diária consumida para não perder o hábito;
• Inclua todos os dias porções de legumes, verduras e frutas na sua alimentação. Eles são ricos em minerais, fibras e vitaminas, além de regularem o funcionamento do intestino;
• Se já estiver sentindo falta de apetite, priorize alimentos com maior índice calórico e quantidade de proteínas, como peixe, frango, ovos, iogurte.
• Modere o consumo de alimentos gordurosos, ultraprocessados, ricos em açúcar e frituras;
• Verifique com seu médico e/ou nutricionista a possibilidade de suplementos alimentares em sua dieta – iniciar o acompanhamento nutricional antes do tratamento pode facilitar muito seu caminho!