1- Você fornece calor
A Temperatura dos gatos fica em média em torno de 37,8 a 39,2, uma temperatura bem alta que a nossa. Então eles perdem calor mais rápido e fácil, e precisam de um local que também seja mais quentinho, isso serve para perder menos calor e armazenar energia. Quanto mais encostado em você, mais calor receberá.
2- Ele se sente seguro ao seu lado
Um gato quando está dormindo, está totalmente vulnerável, pois está em sono profundo. Você é o pilar de segurança do seu gato. Sua casa é um porto seguro, e você faz isso possível: Alimentando, Brincando, conversando com ele sempre que possível. Quando ele vai dormir com você, se sente o gato mais seguro do mundo, pois sente em você a mamãe gata dele, por isso dorme tranquilo sem medo de sobressaltos.
3- Gatos gostam de companhia
As pessoas que não conhecem ou convivem com gatos, são totalmente desinformadas e errôneas, quando falam que os gatos são interesseiros, solitários e que não precisam de atenção, não sabem amar etc, etc etc. Gatos sim, são um pouco solitários, mas isso é no quesito de que não precisam de uma pessoa 24 horas perto, ou dando colo, carinho. A questão de não amar é totalmente errada, eles demonstram afeto de várias maneiras, é saber "ler" seu gato e não pensar que ele te ama porque você o serve. O gato é sim um animal sociável quando ele tem recursos suficientes para supri -lo. Quando seu gato dorme com você, ele relembra a fase de quando era um bebê gatinho dormindo alinhado aos irmãozinhos e muito perto da mamãe. Isso é amor, e ele escolheu você.
4- Gatos são Territorialistas
Percebam que antes de se deitar, seja no seu peito, barriga, pernas, eles sempre "amassam pãozinho" isso quer dizer que ele está fazendo com que aquele local seja demarcado através dos feromônios digitais (glândulas nas patinhas) e ao mesmo tempo, é como se ele tornasse aquele local uma bolha, protegida para que ele durma tranquilo, e esse local pode ser o seu corpo, ou somente ao seu lado.
5- Eles dormem melhor ao seu lado
Pesquisam comprovam que o seu cheiro e o seu amor está acima de comida, brinquedos. Caso você se sente ao chão, ao lado de ração, brinquedos, ele vai primeiro buscar seu cheiro, te cumprimentar, enroscar em você, pra depois ir comer. Os gatos são extremamente carinhosos, mas não vão demonstrar isso, por meio de pressão.
6- Ele está demonstrando afeto
Gatos demonstram amor por seu humano estando dormindo com você pertinho,em cima de você, no seu travesseiro, sentindo sua respiração. Ele poderia dormir em qualquer lugar da casa, até em uma caixa de papelão, mas ele escolhe dormir com você, prefere sua companhia. Portanto, não feche a porta do quarto.
7- Ele gosta do seu cheiro
Sua voz, seu rosto, são perceptíveis para os gatos, mas nada comparado ao seu odor, o seu cheiro único que ele cresceu sentindo e assimilou como o humano que ele ama, seu cheiro está na memória do seu gato. Sua casa tem seu cheiro, sua cama, sofá, e para quem fica o dia fora, não é incomum chegar em casa e ele estar dormindo na sua cama, bem do seu lado da cama. Gatos que são levados para hotéis ou ficam internados, alguns Veterinários, permitem que você leve uma peça de roupa sua para que ele se sinta seguro e confortável.
8- Você cuida bem do seu gato
Você o alimenta, faz carinhos, tem conversas durante o dia, faz um carinho quando chega em casa, você está inserido na rotina do seu gatinho. Seu gato dorme com você, porque você cuida bem dele, você o ama e vice-versa. Gatos quando estão com você em interação relaxante, liberam de 12 a 15% de ocitocina no corpo dele, pra quem não sabe é liberação de felicidade e prazer. Os humanos não ficam atrás, em contato com os bichanos relaxados liberamos 300% de ocitocina, e isso é tão prazeroso e relaxante quanto dormir com eles.
9- Você é o favorito do seu gato
É muito comum algumas pessoas indignadas falarem: "Adotei um gato pra mim, e ele escolheu fulano, ciclano lá de casa". Sim, os gatos escolhem uma pessoa preferida na casa. Geralmente ao contrário do que pensam os gatos são muito parecidos com humanos, tem uns que não são muito grude, de aperto, e já tem outros que amam ser paparicados, amam um colo. Então não se magoe se o gato que você escolher para ser seu, escolher outro da casa, é questão de personalidade.
Não fique triste se você não é o humano que seu gato escolheu. Eles podem até ter uma pessoa preferida na família, mas jamais vai ignorar todos da casa, não vai recusar um carinho. Na falta de ter um pra você chamar de seu, adote mais um!!!
*Papo de Gateiro